December 21, 2011

Seu guarda-roupa para 2012 / Your 2012 Closet

A Anita é a maior entusiasta desse projeto e mandou esse link pra mim. Post mais que perfeito, tudo que eu preciso nesses últimos dias de 2011 pra me organizar pro ano que vem. Quem entende inglês pode ler o post original, eu vou traduzir aqui pra quem não lê em inglês e fazer alguns comentários.

Anita is the biggest enthusiast for this project and she sent me this link. The post is better than perfect, everything I needed to know in these last days of 2011 while I still can go shopping for clothes and get organized for 2012. If you read in English, please read Jessica's original post here. Below, I'll translate it and make a few comments.

As dicas da Jessica são perfeitas! E, como disse a Anita, ela tem mesmo cara de gente como a gente.

Jessica's tips are perfect! And like Anita said: she looks just like us, the plain Janes.

O post é sobre como aproveitar o que você já tem no guarda-roupa e ser mais esperta na hora de comprar coisas. Vamos aos conceitos básicos:

Básico: peças clássicas em cores chave, que você usa ano após ano e que funcionam bem em todas (ou quase todas) estações do ano.
Cores chave: cores neutras com as quais você pode "construir" looks, como preto, marrom escuro e cinza escuro ou carvão.
Cores secundárias: cores mais claras ou fortes que são tendência da estação (por exemplo: cores pastéis na primavera e tons de pedras preciosas no outono).
Extras: peças de tendência ou da estação que não ficam muito tempo no seu guarda-roupa.

Sua história em cores - escolha sua cor chave

Quando você começa a montar seu guarda-roupa básico pro ano que vem aí, é melhor se ater a uma cor-chave como preto, marrom escuro, ou cinza carvão. Um monte de mulheres acaba com nada para vestir, porque limitaram-se a usar um item de apenas uma forma (isso acontece quando você compra looks da cabeça aos pés). Se tudo em seu armário flui de uma peça para a outra, de roupa para roupa, você tem muito mais combinações em potencial. Esse fluxo é melhor alcançado iniciando com os seguintes itens básicos em uma cor chave:
  • Blazer ou jaqueta
  • Cardigã
  • Uma camisa de abotoar branca ou off-white (nude)
  • Blusinha estilo lingerie
  • Calças sociais
  • Vestidinho preto básico
  • Meia-calça em tom opaco
  • Saia
  • Jeans em tom escuro



Uma vez que você sentir que o básico tem uma cor principal (e que você está comprando qualidade, roupas clássicas que duram mais de uma única temporada), você pode passar para um novo núcleo de cor.

Se você pode se dar ao luxo de gastar mais com a parte básica do seu armário, faça-o, especialmente para peças-investimento, como blazers, calças, saias, e casacos. Embora seu look da cabeça aos pés não precise custar uma fortuna, usando um item de alta qualidade (e às vezes mais caro) pode fazer toda a sua roupa parecer melhor. Você pode começar aprendendo a gastar menos com meia-calça, camisetas e suéteres casuais porque estes precisam ser substituídos com mais freqüência e geralmente não são o ponto forte do seu visual.

Palette de cores secundárias

Em seguida, você pode começar a incluir diversidade e estampas em seu armário com um novo núcleo que eu estou chamando de peças extras. Enquanto as cores básicas ficam pro seu núcleo de trabalho durante todo o ano, as peças extras (sazonais) serão em cores secundárias. Para este exemplo, eu comecei com os azuis e roxos nas estampas do vestido e saia. De lá, eu adicionei um cardigã violeta que pode ser usado com as duas peças anteriores. Para cada roupa nova que você adicione, certifique-se que há algo que vai funcionar com no seu armário atual. As peças em cores secundárias incluem:
  • Vestido estampado
  • Vestido em uma cor das secundárias
  • Saia estampada
  • Saia em uma cor das secundárias
  • Cardigã em uma cor das secundárias
  • Blusa estampada ou em uma cor das secundárias
  • Tops em uma cor das secundárias
  • Meias-calças em uma cor das secundárias




Eu costumo gastar menos dinheiro em itens que são multicoloridas ou estampados, porque eles têm menos possibilidades de combinação do que os mesmos itens em cores sólidas. E, ainda que você possa usar uma saia estampada durante duas semanas seguidas, você provavelmente não vai usá-la tão facilmente quanto uma blusa ou vestido em uma cor sólida.

A idéia aqui não é para ser comprar tudo combinandinho, cada coisa combinando com cada outra coisa que você tem, seu armário não precisa parecer uma boutique de cores coordenadas. Em vez disso, é mais sobre  comprar roupas que possam fluir de uma peça para outra, como as meias-calças e casacos e acessórios que transformam suas peça-investimento em looks diferentes para todas as semanas.

Dica profissional: Quando for comprar, faça uma regra para si mesma que cada nova peça que você compra combina com pelo menos três coisas que você já tem em seu armário.

Sapatos

Sapatos podem ser uma pequena parte de seu vestuário, mas eles são um item importante. A maior parte de sua coleção de sapatos será específica para suas necessidades (se você fica em pé durante todo o dia, ou tem algo a ver com segurança do trabalho, ou caminha muito), mas não deve ser limitado a elas. Para cobrir  quase todas as ocasiões, o estoque de sapatos mais básico deve conter:

  • De salto, pretos ou marrons
  • Sem salto, estilo sapatilha, pretos ou marrons
  • De salto, nude (porque ficam bem com tudo)
  • Botas marrons ou pretas (de salto baixo ou alto)
  • Sapatos baixos para caminhar (sapatilhas, sandálias ou tênis mais social)


De todos estes sapatos, os para caminhar são os que precisam vir com um aviso: tênis esportivo só na academia ou no parque! Não devem nunca, NUNCA! ser usados com ternos, roupas de escritório, ou vestidos de festa (ou realmente qualquer outro lugar fora da academia ou do parque). Se você tiver que fazer uma longa caminhada para ir até seu trabalho, vá em frente e compre um par de sapatos confortáveis, mas apimente um pouco as coisas, usando uma paleta de cores mais antiguinhas (como laranja queimado, marrom, amarelo mostarda, azul marinho) ou procure um sapato mais bonitinho com amortecimento interno.


O básico por baixo do básico (roupas íntimas)

Finalmente, compre algumas roupas íntimas decentes! Livre-se de qualquer coisa que não faz você se sentir bem com o seu corpo (e você sabe exatamente do que estou falando!). A mulher moderna pode argumentar que cintas ou anáguas são para avós, mas essas peças fazem as roupas vestirem melhor, especialmente no caso de calças justas e vestidos/saias justas. Eu tive a sorte de encontrar esses itens em lojas especializadas de lingerie, lojas de departamento mais finas, e lojas vintage. Essas peças têm sido um salva-vidas tantas vezes para mim que eu estou lenta mas gradativamente adicionando novos itens à minha coleção, com diferentes comprimentos e cores. E o comprimento adequado é importante, outro dia eu tentei rolar a cintura de uma anágua pra não aparecer sob a minissaia que eu estava vestindo. Grande erro! Dentro de meia hora a bordinha da anágua começou a aparecer. Nada bonito. A anágua deve ser sempre menor do que a sua saia ou vestido.

Para o básico por baixo do básico eu recomendo:

  • Sutiã sem costura e calcinhas que combinem com seu tom de pele (devem ficar virtualmente invisíveis  embaixo de qualquer tipo de roupa)
  • Sutiã sem costura e sem alça que combine com seu tom de pele (deve ficar invisível sob as roupas e é ótimo pra usar com blusas/vestidos tomara-que-caia)
  • Sutiã e calcinhas sem costura na cor preto( pra ficarem invisíveis sob roupas escuras)
  • Pelo menos um conjuntinho de calcinha e sutiã numa cor divertida ou de renda (sexy!) 
  • Cintas (pra vestidos justos e pra barriga não aparecer)
  • Meia-Anágua (pra usar embaixo das saias)
  • Anágua inteira  (pra usar embaixo dos vestidos)



Analise seu armário (chegou a parte que tem tudo a ver com esse projeto!)

Agora que você sabe o que você precisa comprar para deixar o seu guarda-roupa tinindo, vamos descobrir o que você já tem que vale a pena manter. Quando eu vou fazer um balanço do meu armário, eu removo tudo das prateleiras, gavetas e cabides e jogo tudo na minha cama (ligo pro trabalho e digo que estou doente! hehehe Porque isso pode levar dias). Este é o tipo de projeto que gasta muita energia, então você deve planejar para um sábado ou domingo inteiros e estar realmente determinada (eu ainda não consegui!). Depois de fazer uma pilha gigante e avaliar cada peça, crie três pilhas novas: sim, talvez, e doar / revender. Para cada item que você pegar, use seu julgamento instantâneo, não fique pensando muito. No início do processo, você vai ficar colocando tudo na pilha do "sim" mas, conforme você progride, você vai se livrar das peças que não fazem você olhar pro espelho e sentir o seu melhor. Você pode até querer passar pela pilha do "sim" outra vez e tentar reduzi-la ainda mais. Um monte de mulheres seguram roupas por anos depois da última vez que usaram um item, dizendo " posso precisar disso algum dia!" A verdade é que você provavelmente não vai precisar dessa peça mais tarde, e se você se livrar de algo que você não está usando, você abre a porta para substituí-lo com algo que você vai adorar ainda mais.

Agora é hora de tentar de tudo pra seguir adiante. Pode parecer loucura, mas é um desperdício de espaço guardar em seu armário roupas que não cabem, e não dá pra verificar o que serve e o que não serve se você está com pressa. Qualquer coisa que não é dentro de um tamanho que encaixe perfeitamente as suas necessidades deve ser mandada pra costureira ou pro Mensageiro da Caridade (faço uma exceção a essa regra: na prateleira atrás do meu armário eu mantenho um par de "skinny" jeans para quando eu estou me sentindo sexy e um par extra de jeans largos e desleixados pra quando eu não estou). Pegue tudo o que não se encaixa ou não está mais a seu gosto e coloque em um outro quarto para que você fique trabalhando apenas com as coisas boas. Enquanto você está provando cada item e olhando-se em um espelho de corpo inteiro, pergunte-se:

  • Veste bem? Deixa meu corpo bonito?
  • Eu me senti bem da última vez que vesti?
  • Consigo lembrar quando foi a última vez que vesti?

Se você responder não a alguma destas perguntas, jogue fora, pronto.


A coisa importante a lembrar é a construção de seu armário em torno da vida você está vivendo agora. Se você passar a maior parte do seu tempo no escritório, compre mais roupa de trabalho. Se seu interesse principal é o conforto, encontre maneiras de ser prática, mas elegante. Se você ama vida noturna, compre alguns tops e vestidos sexy. É tudo uma questão de equilíbrio para atender você e seu tempo.

Preciso fazer meu inventário! Já comecei, mas preciso fazer a sério! Sei que vai me tomar todo um dia (ou quem sabe dois). O problema é que este sábado é Natal! Quando vou arrumar tempo? o.O

I need to do my inventory! I've already started, but I need to take it seriously! I know it'll take me a whole day (maybe two). But this saturday is already Christmas! When will I find time? o.O

A Anita fez uma planilha das roupas dela e eu peguei e estou melhorando a planilha com ajuda do meu namors. A idéia é fazer uma super completa e que contabilize os itens automaticamente, aí vamos disponibilizar pra download aqui, pra quem quiser usar (não precisa ficar um ano sem comprar roupa como a gente, mas pode usar a planilha pra ter um melhor controle e também fazer compras mais inteligentes).

Anita created a spreadsheet for her clothes and I took it and I'm making it better with my boyfriend's help. The idea is to make a really complete one, that can count itens automatically, then we'll share it here, for anyone who wishes to control what's in their wardrobe (you don't have to participate in our project, feel free to buy new clothes, but I think it's a great tool to have better control and also do some smart shopping).

Aproveitem nossa experiência, vamos fazer surpresinhas de vez em quando pra dividir com quem nos acompanhar!

I hope you enjoy our experience here, we'll have little surprises every now and then to share with the people who want to follow our adventure!



No comments:

Post a Comment

Welcome to Occupy the Wardrobe, please say what you think! Benvindo ao Occupy the Wardrobe, por favor diga-nos o que você achou!