Showing posts with label dicas/tips. Show all posts
Showing posts with label dicas/tips. Show all posts

December 21, 2011

Seu guarda-roupa para 2012 / Your 2012 Closet

A Anita é a maior entusiasta desse projeto e mandou esse link pra mim. Post mais que perfeito, tudo que eu preciso nesses últimos dias de 2011 pra me organizar pro ano que vem. Quem entende inglês pode ler o post original, eu vou traduzir aqui pra quem não lê em inglês e fazer alguns comentários.

Anita is the biggest enthusiast for this project and she sent me this link. The post is better than perfect, everything I needed to know in these last days of 2011 while I still can go shopping for clothes and get organized for 2012. If you read in English, please read Jessica's original post here. Below, I'll translate it and make a few comments.

As dicas da Jessica são perfeitas! E, como disse a Anita, ela tem mesmo cara de gente como a gente.

Jessica's tips are perfect! And like Anita said: she looks just like us, the plain Janes.

O post é sobre como aproveitar o que você já tem no guarda-roupa e ser mais esperta na hora de comprar coisas. Vamos aos conceitos básicos:

Básico: peças clássicas em cores chave, que você usa ano após ano e que funcionam bem em todas (ou quase todas) estações do ano.
Cores chave: cores neutras com as quais você pode "construir" looks, como preto, marrom escuro e cinza escuro ou carvão.
Cores secundárias: cores mais claras ou fortes que são tendência da estação (por exemplo: cores pastéis na primavera e tons de pedras preciosas no outono).
Extras: peças de tendência ou da estação que não ficam muito tempo no seu guarda-roupa.

Sua história em cores - escolha sua cor chave

Quando você começa a montar seu guarda-roupa básico pro ano que vem aí, é melhor se ater a uma cor-chave como preto, marrom escuro, ou cinza carvão. Um monte de mulheres acaba com nada para vestir, porque limitaram-se a usar um item de apenas uma forma (isso acontece quando você compra looks da cabeça aos pés). Se tudo em seu armário flui de uma peça para a outra, de roupa para roupa, você tem muito mais combinações em potencial. Esse fluxo é melhor alcançado iniciando com os seguintes itens básicos em uma cor chave:
  • Blazer ou jaqueta
  • Cardigã
  • Uma camisa de abotoar branca ou off-white (nude)
  • Blusinha estilo lingerie
  • Calças sociais
  • Vestidinho preto básico
  • Meia-calça em tom opaco
  • Saia
  • Jeans em tom escuro



Uma vez que você sentir que o básico tem uma cor principal (e que você está comprando qualidade, roupas clássicas que duram mais de uma única temporada), você pode passar para um novo núcleo de cor.

Se você pode se dar ao luxo de gastar mais com a parte básica do seu armário, faça-o, especialmente para peças-investimento, como blazers, calças, saias, e casacos. Embora seu look da cabeça aos pés não precise custar uma fortuna, usando um item de alta qualidade (e às vezes mais caro) pode fazer toda a sua roupa parecer melhor. Você pode começar aprendendo a gastar menos com meia-calça, camisetas e suéteres casuais porque estes precisam ser substituídos com mais freqüência e geralmente não são o ponto forte do seu visual.

Palette de cores secundárias

Em seguida, você pode começar a incluir diversidade e estampas em seu armário com um novo núcleo que eu estou chamando de peças extras. Enquanto as cores básicas ficam pro seu núcleo de trabalho durante todo o ano, as peças extras (sazonais) serão em cores secundárias. Para este exemplo, eu comecei com os azuis e roxos nas estampas do vestido e saia. De lá, eu adicionei um cardigã violeta que pode ser usado com as duas peças anteriores. Para cada roupa nova que você adicione, certifique-se que há algo que vai funcionar com no seu armário atual. As peças em cores secundárias incluem:
  • Vestido estampado
  • Vestido em uma cor das secundárias
  • Saia estampada
  • Saia em uma cor das secundárias
  • Cardigã em uma cor das secundárias
  • Blusa estampada ou em uma cor das secundárias
  • Tops em uma cor das secundárias
  • Meias-calças em uma cor das secundárias




Eu costumo gastar menos dinheiro em itens que são multicoloridas ou estampados, porque eles têm menos possibilidades de combinação do que os mesmos itens em cores sólidas. E, ainda que você possa usar uma saia estampada durante duas semanas seguidas, você provavelmente não vai usá-la tão facilmente quanto uma blusa ou vestido em uma cor sólida.

A idéia aqui não é para ser comprar tudo combinandinho, cada coisa combinando com cada outra coisa que você tem, seu armário não precisa parecer uma boutique de cores coordenadas. Em vez disso, é mais sobre  comprar roupas que possam fluir de uma peça para outra, como as meias-calças e casacos e acessórios que transformam suas peça-investimento em looks diferentes para todas as semanas.

Dica profissional: Quando for comprar, faça uma regra para si mesma que cada nova peça que você compra combina com pelo menos três coisas que você já tem em seu armário.

Sapatos

Sapatos podem ser uma pequena parte de seu vestuário, mas eles são um item importante. A maior parte de sua coleção de sapatos será específica para suas necessidades (se você fica em pé durante todo o dia, ou tem algo a ver com segurança do trabalho, ou caminha muito), mas não deve ser limitado a elas. Para cobrir  quase todas as ocasiões, o estoque de sapatos mais básico deve conter:

  • De salto, pretos ou marrons
  • Sem salto, estilo sapatilha, pretos ou marrons
  • De salto, nude (porque ficam bem com tudo)
  • Botas marrons ou pretas (de salto baixo ou alto)
  • Sapatos baixos para caminhar (sapatilhas, sandálias ou tênis mais social)


De todos estes sapatos, os para caminhar são os que precisam vir com um aviso: tênis esportivo só na academia ou no parque! Não devem nunca, NUNCA! ser usados com ternos, roupas de escritório, ou vestidos de festa (ou realmente qualquer outro lugar fora da academia ou do parque). Se você tiver que fazer uma longa caminhada para ir até seu trabalho, vá em frente e compre um par de sapatos confortáveis, mas apimente um pouco as coisas, usando uma paleta de cores mais antiguinhas (como laranja queimado, marrom, amarelo mostarda, azul marinho) ou procure um sapato mais bonitinho com amortecimento interno.


O básico por baixo do básico (roupas íntimas)

Finalmente, compre algumas roupas íntimas decentes! Livre-se de qualquer coisa que não faz você se sentir bem com o seu corpo (e você sabe exatamente do que estou falando!). A mulher moderna pode argumentar que cintas ou anáguas são para avós, mas essas peças fazem as roupas vestirem melhor, especialmente no caso de calças justas e vestidos/saias justas. Eu tive a sorte de encontrar esses itens em lojas especializadas de lingerie, lojas de departamento mais finas, e lojas vintage. Essas peças têm sido um salva-vidas tantas vezes para mim que eu estou lenta mas gradativamente adicionando novos itens à minha coleção, com diferentes comprimentos e cores. E o comprimento adequado é importante, outro dia eu tentei rolar a cintura de uma anágua pra não aparecer sob a minissaia que eu estava vestindo. Grande erro! Dentro de meia hora a bordinha da anágua começou a aparecer. Nada bonito. A anágua deve ser sempre menor do que a sua saia ou vestido.

Para o básico por baixo do básico eu recomendo:

  • Sutiã sem costura e calcinhas que combinem com seu tom de pele (devem ficar virtualmente invisíveis  embaixo de qualquer tipo de roupa)
  • Sutiã sem costura e sem alça que combine com seu tom de pele (deve ficar invisível sob as roupas e é ótimo pra usar com blusas/vestidos tomara-que-caia)
  • Sutiã e calcinhas sem costura na cor preto( pra ficarem invisíveis sob roupas escuras)
  • Pelo menos um conjuntinho de calcinha e sutiã numa cor divertida ou de renda (sexy!) 
  • Cintas (pra vestidos justos e pra barriga não aparecer)
  • Meia-Anágua (pra usar embaixo das saias)
  • Anágua inteira  (pra usar embaixo dos vestidos)



Analise seu armário (chegou a parte que tem tudo a ver com esse projeto!)

Agora que você sabe o que você precisa comprar para deixar o seu guarda-roupa tinindo, vamos descobrir o que você já tem que vale a pena manter. Quando eu vou fazer um balanço do meu armário, eu removo tudo das prateleiras, gavetas e cabides e jogo tudo na minha cama (ligo pro trabalho e digo que estou doente! hehehe Porque isso pode levar dias). Este é o tipo de projeto que gasta muita energia, então você deve planejar para um sábado ou domingo inteiros e estar realmente determinada (eu ainda não consegui!). Depois de fazer uma pilha gigante e avaliar cada peça, crie três pilhas novas: sim, talvez, e doar / revender. Para cada item que você pegar, use seu julgamento instantâneo, não fique pensando muito. No início do processo, você vai ficar colocando tudo na pilha do "sim" mas, conforme você progride, você vai se livrar das peças que não fazem você olhar pro espelho e sentir o seu melhor. Você pode até querer passar pela pilha do "sim" outra vez e tentar reduzi-la ainda mais. Um monte de mulheres seguram roupas por anos depois da última vez que usaram um item, dizendo " posso precisar disso algum dia!" A verdade é que você provavelmente não vai precisar dessa peça mais tarde, e se você se livrar de algo que você não está usando, você abre a porta para substituí-lo com algo que você vai adorar ainda mais.

Agora é hora de tentar de tudo pra seguir adiante. Pode parecer loucura, mas é um desperdício de espaço guardar em seu armário roupas que não cabem, e não dá pra verificar o que serve e o que não serve se você está com pressa. Qualquer coisa que não é dentro de um tamanho que encaixe perfeitamente as suas necessidades deve ser mandada pra costureira ou pro Mensageiro da Caridade (faço uma exceção a essa regra: na prateleira atrás do meu armário eu mantenho um par de "skinny" jeans para quando eu estou me sentindo sexy e um par extra de jeans largos e desleixados pra quando eu não estou). Pegue tudo o que não se encaixa ou não está mais a seu gosto e coloque em um outro quarto para que você fique trabalhando apenas com as coisas boas. Enquanto você está provando cada item e olhando-se em um espelho de corpo inteiro, pergunte-se:

  • Veste bem? Deixa meu corpo bonito?
  • Eu me senti bem da última vez que vesti?
  • Consigo lembrar quando foi a última vez que vesti?

Se você responder não a alguma destas perguntas, jogue fora, pronto.


A coisa importante a lembrar é a construção de seu armário em torno da vida você está vivendo agora. Se você passar a maior parte do seu tempo no escritório, compre mais roupa de trabalho. Se seu interesse principal é o conforto, encontre maneiras de ser prática, mas elegante. Se você ama vida noturna, compre alguns tops e vestidos sexy. É tudo uma questão de equilíbrio para atender você e seu tempo.

Preciso fazer meu inventário! Já comecei, mas preciso fazer a sério! Sei que vai me tomar todo um dia (ou quem sabe dois). O problema é que este sábado é Natal! Quando vou arrumar tempo? o.O

I need to do my inventory! I've already started, but I need to take it seriously! I know it'll take me a whole day (maybe two). But this saturday is already Christmas! When will I find time? o.O

A Anita fez uma planilha das roupas dela e eu peguei e estou melhorando a planilha com ajuda do meu namors. A idéia é fazer uma super completa e que contabilize os itens automaticamente, aí vamos disponibilizar pra download aqui, pra quem quiser usar (não precisa ficar um ano sem comprar roupa como a gente, mas pode usar a planilha pra ter um melhor controle e também fazer compras mais inteligentes).

Anita created a spreadsheet for her clothes and I took it and I'm making it better with my boyfriend's help. The idea is to make a really complete one, that can count itens automatically, then we'll share it here, for anyone who wishes to control what's in their wardrobe (you don't have to participate in our project, feel free to buy new clothes, but I think it's a great tool to have better control and also do some smart shopping).

Aproveitem nossa experiência, vamos fazer surpresinhas de vez em quando pra dividir com quem nos acompanhar!

I hope you enjoy our experience here, we'll have little surprises every now and then to share with the people who want to follow our adventure!



December 16, 2011

Guarda-roupas básico / Basic Wardrobe

Uma das coisas que sempre me traz dúvida é o que é realmente necessário ter no guarda-roupa? Tenho pedido dicas e a Cris me mandou esse link, que eu achei super útil.

One of the things that always leave me in doubt is what is really necessary to have inside my wardrobe? I've been asking for tips and my friend Cris sent me this link, which I found really useful.

Pretendo fazer meu inventário este final de semana. O começo do projeto tá chegando e eu não comprei nada!

I intend to do my inventory this weekend. The beggining of this project is almost due and I haven't bought anything!

Fiquei pensando se eu tenho todas essas coisas básicas no meu guarda-roupa. Acho que não.

I've been thinking if I have all these basic stuff in my wardrobe. I think I don't. I'm not going to put the list here, you can check the link above, as it's already in English.

Vamos lá:

Sempre na moda:

- blusinha preta
- camiseta branca de mangas curtas
- camiseta branca de mangas compridas
- camiseta preta de mangas compridas
- blusa de lã com gola alta
- camisa branca (uma de algodão, outra de seda)
- blusa branca
- cardigã
- sweater de gola redonda (é roulê?)
- um vestido preto (que dúvida? hehehe)
- saia lápis
- calças jeans, de preferência em tom escuro e com corte "bootcut"
- calças pretas
- um jeans skinny (colado)
- calça khaki
- uma jaqueta jeans
- um blazer estilo Chanel
- um cachecol preto
- sapatilhas estilo bailarina em cor neutra ou vermelha
- escarpin preto
- sapatos metálicos para festas

Básico do outono

- robe de algodão fofinho
- colete de flanela
- camisa branca social (estilo masculina)
- moletom
- casaco a prova de chuva, em tecido mais leve
- um trench coat khaki
- casaco de couro
- casaco em estilo navy
- botas estilo montaria (pretas ou marrons)
- botas de cano curto

Básico do inverno

- sweater de lã grossa
- uma touquinha de lã
- jeans em tom escuro
- um terninho
- calça cinza de lã ou flanela
- calça de lã
- um colete bem quente
- casaco preto de cashmere
- casaco de inverno

Básico da primavera

- camisa pólo de algodão
- blusa de algodão
- blusas coloridas/estampadas
- sweater de algodão ou modal (mais levinho)
- casaquinho de abotoar
- capa de chuva leve
- blazer de um botão
- calça capri
- saia com prega na frente
- chinos (não consegui pensar numa tradução pra isso, mas são umas calças assim)

Básico do verão

- um bikini ou maiô
- sutiã sem alças (alça de silicone NÃOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!)
- pijama levinho de alogdão
- regata que já vem com sutiã (não sei onde tem no Brasil, mas a Victoria's Secrets faz)
- regata branca
- blusa de algodão
- vestido de algodão
- vestido tomara-que-caia
- shorts em cor "cru"
- legging
- jeans branco (not for me! acho feio)
- sandália rasteirinha de couro

Será que tenho essas coisas no guarda-roupa? Esperem os próximos capítulos!

Do I have all these things inside my wardrobe? Stay tunned!

December 13, 2011

Roupa para advogada / Clothes for lawyers

Note: This post is bilingual, English translation at the bottom half. 

Queria ter essa elegância! (E o corpitcho também!)
I wish I were this elegant! (And also I wish I could have a body like that!)

Como eu disse no post de abertura, tenho um sério problema com roupas de trabalho. Escolhi essa profissão séria (advocacia), mas não sou uma pessoa de preto e branco, gosto de cores, muitas cores!

Mas como vou passar um ano sem comprar roupas, fui fazer o inventário do que tem no meu armário e vi que preciso comprar algumas coisinhas. Como precisava de dicas, dei uma pesquisadinha por aí e achei esse blog ótimo, o Fashion 4 Fun, que tem um post que era justamente o que eu precisava! Adorei as dicas e as fotos que ilustram o post. Quero investir em vestidos pra trabalhar, porque acho que são práticos e a gente fica mais chique.

Não terminei o inventário, mas comecei a fotografar as roupas de trabalho que eu tenho. Assim fica mais fácil das amigas me ajudarem a montar looks! hehehehe


Meu terninho Zara e duas blusas da Luigi Bertolli que eu gosto de usar pra trabalhar.
My Zara suit and two Luigi Bertolli's blouses I like wearing to work.

Na verdade, eu preciso comprar as mesmas coisas que a Anita mencionou aqui. Já comecei a comprar! Hahahaha Fui na Rabusch no final de semana e comprei uma calça para trabalhar. Eu tinha um vale compras que ganhei num evento do Blog Bem Linda e aproveitei pra trocar (valeu, Tati!). Uma pena que o vestido que eu gostei não tinha do meu tamanho na loja, só maior ou menor (uso 40). Do meu tamanho, tinha o vestido todo em preto (o que eu gostei era estampado). Serviu direitinho, mas eu toda de preto fico parecendo a Morticia Adams, não adianta, não consigo andar toda de preto.
These are the pants I'm talking about. Sorry about the crappy picture.
As calças que eu comprei. Desculpem a péssima foto.

Já a calça serviu perfeitamente, só achei meio salgado o preço (R$129,90). Optei por essa cor porque é mais verão e também porque tenho uma gata, a Olívia, que é clarinha. Quem tem gato sabe o martírio que é manter roupas pretas sem pêlos.

Como a cor é neutra, eu sei que dá pra combinar com várias coisas. A Rabusch tem uma coleção bem legal chamada work style. Fica mais fácil de se vestir quando a loja já te sugere looks prontos. Confesso que não são todas as peças da loja que eu acho legais, mas dá pra garimpar (e não, isso não é um post pago).

Também vi que não tenho muitos sapatos apropriados. Tenho uma sacola com sapatos que precisam de conserto, em especial um sapato vermelho que eu amo e que tem o salto no tamanho certo, na minha opinião. Ele é super confortável e custou barato, comprei na H&M quando fui para Paris em 2009.




O problema é que eu trabalhava no centro da cidade, onde as calçadas são péssimas. Dá pra ver como maltrataram meu pobre sapato. Acabei deixando-o de lado, mas tá na hora de reciclá-lo e deixá-lo novo em folha, pra encarar 2012.

Outro problema que há no meu guarda-roupa são roupas de inverno. Não tenho muitas, e as que eu tenho não são das melhores. Passo bastante frio nessa terra de sobreviventes (como dizia meu professor de geografia do segundo grau, porque temos todas as estações do ano... em um único dia!). Então é algo que eu preciso rever, agora. Mas no verão vai ser difícil pensar no frio!


Like I said in the opening post, I have a serious problem with work clothes. I chose this serious profession (Law), but I'm not a black and white kind of woman, I love colors, lots of color!

But as I'll spend a year without buying clothes, I decided to make an inventory of what is in my closet and I found out that I need to buy a few things. As I needed tips, I googled around and found this great blog, Fashion 4 Fun, which has a post that was just what I needed! I loved the tips and photos illustrating the post. I want to invest in dresses for work, because I think they are practical and I look more chic wearing a dress.

I haven't finished my inventory yet, but I started to take pictures of the work clothes I have. This way it'll be easier for my friends to help me create my looks! LOL

In fact, I need to buy the same things that Anita mentioned here. I have started to buy! Hahahaha I went to Rabusch on the weekend and bought a pair of pants. I had a gift voucher that I won in an event (Blog Bem Linda) and I used it to buy the pair of pants (thanks, Tati!). Too bad that the dress I liked was not available in my size in that store. There was a black version of the dress (the one I wanted was a floral one), it fit me perfectly but I think I look like Morticia Adams all dressed in black, it's just not for me! 

The pants fit me perfectly, but they were a bit expensive (R$ 129,90 - more or less US$70). I chose a bright gray color because it's summer and also because I have a cat, Olivia, and her fur is almost white. Cat people know what martyrdom is to keep black clothes hairless when you have a lovely feline in the house.

As this color is neutral, I know it'll be possible to match it with various things. Rabusch has a nice collection called work style. It is easier to dress when the store suggests take n'go looks. I confess that I didn't like all the pieces in this collection, but you'll probably like a thing or two (or even more!) (and no, this is not a paid post).

I also realized that I don't have appropriate shoes. I have a bag of shoes that need fixing, especially a pair of red shoes that I love which has heels in the right size, in my opinion. These shoes are super comfortable and they were fairly cheap, I bought them at H & M when I went to Paris in 2009.

The problem is that I worked in the city center, where the sidewalks are bad. You can see that by how abused my poor shoes look. I ended up leaving them aside, but it's time to recycle them and make them brand new, ready for 2012.

Another problem about my closet are winter clothes. I don't have many and the ones I've got are not the best. I'm always freezing during winter in this land of survivors (as my geography teacher in high school used to say, because we have a lot of climatic changes... on the same day!). So it's something I gotta think about NOW! But it'll be difficult to think about the winter while it's summertime in Brazil.